Autuações Fiscais por Formação de Grupo Econômico

02-07-2024

Muitos contribuintes, buscando reduzir a carga tributária no Brasil, uma das mais elevadas do mundo, recorrem a estratégias que nem sempre trazem os resultados esperados.
Uma dessas e bastante comum é a criação de múltiplas empresas visando à divisão da receita.
Por exemplo, uma empresa optante pelo Simples Nacional é tributada com alíquotas progressivas com base na receita; assim, quanto maior a receita, maior a alíquota.
A adoção dessa estratégia de abrir diversas empresas tem um impacto direto na carga tributária, pois são várias empresas com receitas menores, resultando em alíquotas também menores.
Em muitos casos, os auditores da Receita Federal do Brasil autuam as empresas por formação de grupo econômico, alegando que, na realidade, o contribuinte criou essas diversas empresas com o único intuito de reduzir a carga tributária, quando, na verdade, a atividade desenvolvida e a receita gerada seriam de uma única empresa.
Mesmo quando há sócios distintos e endereços diferentes, os auditores da Receita Federal utilizam outros indícios para caracterizar o grupo econômico. Isso inclui visitas às empresas para verificar se os endereços distintos não são fictícios, se os estoques estão realmente separados e se há transações financeiras entre as empresas do grupo. Em alguns casos, até mesmo os endereços de e-mails de negociação com clientes e fornecedores são verificados para garantir que as negociações das diversas empresas criadas não sejam as mesmas.
Nos casos em que é comprovada a existência do grupo econômico, o contribuinte é autuado em uma única empresa, que englobará a receita de todas as outras, retroativamente nos últimos 5 anos, com uma tributação substancialmente maior.
Portanto, a sugestão é que o contribuinte esteja alinhado com seu advogado e contador para assim buscar as melhores estratégias tributárias e evitar justamente uma persecução de viés criminal, realizando a adoção das manobras societárias tributárias mais adequadas à sua realidade fiscal.

Rayanne Silva - Blog DIREITO E TRIBUTAÇÃO - OAB PR 82388
41 999856572
Todos os direitos reservados desde 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora